terça-feira, 8 de junho de 2010

O meu primeiro álbum de poesia



O livro é composto por uma selecção feita por Alice Vieira de vários poemas de autores da nossa literatura desde Garrett e Camões até António Torrado e José Jorge Letria.




Descrição da Actividade:
O livro foi apresentado aos alunos sob a forma de um video de uma das minhas filhas a declamar um dos poemas. Estava lançada a curiosidade e a motivação. De seguida em grupo (os livros não chegam para todos) os alunos leram vários poemas e escolheram aquele que mais lhes agradou, ressalvando-se antecipadamente que não poderiam escolher nenhum idêntico aos dos outros grupos. 
O passo seguinte foi escolherem um ou vários elementos para declamarem o poema e escolher o suporte de registo, video ou áudio, enquanto outros ilustravam algumas das passagens mais sugestivas do mesmo.
Fazendo uso do programa audacity gravámos os poemas e depois de algumas tentativas falhadas, procedeu-se à explicação do seguinte passo. Apresentei então o suporte onde o nosso trabalho iria assentar, o glogster, que os alunos já conheciam de uma actividade anterior, enfatizando que podiam recorrer a imagens e videos. Fomos então pesquisar no google o que havia na rede sobre o poema em questão, sobre o seu autor, bem como fotos sugestivas relacionadas com o tema. Depois de escolhidas as fotos passámos à fase de "embelezamento" usando o picnik (neste ponto o professor teve de trabalhar mais um bocado pois a língua inglesa dos alunos ainda está muito enferrujada).
Depois tratámos de colocar tudo no glogster (também com alguma ajuda) e arranjar os vários elementos.
Escusado será dizer que esta actividade decorreu durante uma manhã e ainda um início de tarde. Como só tenho uma conta do glogster apenas dois grupos terminaram a actividade. As restantes serão aqui apresentadas à medida que forem concluídas.

Conteúdos e competências de Língua Portuguesa - Leitura expressiva de poemas;

Conteúdos e competências de Expressão Plástica - Ilustrar textos

Competências digitais - leitura, escrita, selecção, literacia tecnológica.

Recursos – blogue; Audacity; google; youtube; picnik ; photo Booth (MacOsx); Glogster








Sem comentários:

Enviar um comentário