domingo, 30 de maio de 2010

A aldeia das Flores - Pulpmotion

Hoje vou falar de um programa que embora não tenha sido abordado na nossa formação é digno de ser evidenciado tamanho o manancial de recursos que pode trazer para as actividades de sala de aula. 
A nossa turma esteve, ao longo do 3º período, a trabalhar o livro "A aldeia das Flores" de António Mota. Numa tentativa de introduzir as tecnologias na sala de aula, decidimos explorar o livro sem recurso ao lápis nem ao papel. Fizemos alguns exercícios em hotpotatoes e, para culminar as actividades à volta do livro, decidimos explorar um software que, embora não sendo grátis, tem uma versão de teste gratuita (demo) com acesso a todas as funções do programa, de seu nome Pulpmotion. Os únicos "senãos" são a marca de água que aparece no ecrã a toda a hora e o facto de o programa apenas trabalhar em MacOs (ambiente Mac). As potencialidades deste programa são imensas e já foi utilizado por mim em anos anteriores como podem verificar no seguinte vídeo.



Voltemos ao tema do livro "A aldeia das flores". Ao longo da narrativa o autor dá-nos a conhecer o dia-a-dia daquela povoação, que corria sereno e tranquilo até uma fábrica se instalar nas suas imediações e, com toda a poluição que trouxe consigo, alterar por completo o panorama: a pequena Aldeia das Flores passa então a chamar-se Aldeia das Flores Doentes!...
Esta dicotomia à volta da abertura da fábrica foi explorada na sala de aula através da criação de duas notícias. Uma da abertura da fábrica, realçando-se os aspectos positivos desse acontecimento e, por outro lado, a poluição gerada pela fábrica com reflexos negativos na vida das pessoas.
Em grupos, os alunos criaram as notícias que depois seriam apresentadas como se de um telejornal se tratasse. Na passada sexta feira procedemos às gravações das primeiras notícias através do programa Pulpmotion. Para verem os resultados cliquem na foto abaixo.





Sem comentários:

Enviar um comentário