domingo, 9 de maio de 2010

Museu da Língua Portuguesa

Se fizermos uma consulta ao dicionário a palavra museu é definida da seguinte forma:1 Lugar destinado ao estudo das ciências e das artes.2 Lugar onde se reúnem curiosidades de qualquer espécie ou exemplares científicos, artísticos, etc. 3 Fig. Colecção de coisas várias.
Geralmente associados ao passado, os museus eram, até há uns anos atrás, conotados com palavras como "seca", "coisas mortas", "escuridão", enfim, um rol de palavras nada elogiosas para com esses locais. Nos últimos anos essa concepção de museu enquanto "mausoléu" tem vindo a mudar, e há uma assumida estratégia da parte de alguns museus de deixarem de uma vez por todas de obrigar os visitantes a "limpar os pés" ou "tirar os sapatos" antes de entrar nas suas portas. Por outras palavras, pretende-se acabar com a ideia de visitantes passivos, que olham o acervo de cotovelos recolhidos, convidando-os a interagirem mais com o espaço, de uma forma lúdica, socorrendo-se muitas vezes das novas tecnologias.
Este museu da Língua Portuguesa é um dos casos de museus contemporâneos que através de exposições temporárias convidam os visitantes a explorarem o espaço.

Numa visita ao site do museu são visíveis os objectivos que norteiam a sua existência:


- mostrar a língua como elemento fundamental e fundador da nossa cultura;
- celebrar e valorizar a Língua Portuguesa, apresentada suas origens, história e influências sofridas;
- aproximar o cidadão usuário de seu idioma, mostrando que ele é o verdadeiro “proprietário” e agente modificador da Língua Portuguesa;
- valorizar a diversidade da Cultura Brasileira;
- favorecer o intercâmbio entre os diversos países de Língua Portuguesa;
- promover cursos, palestras e seminários sobre a Língua Portuguesa e temas pertinentes;
- realizar exposições temporárias sobre temas relacionadas à Língua Portuguesa e suas diversas áreas de influência.

Os meus alunos não vão visitar o museu, que fica muito longe, mas vão visitar o site (clicar na imagem ou no link acima) e responder a algumas questões que lhes serão colocadas pela minha pessoa. Para responderem correctamente, terão que explorar bem o site e atentarem a vários pormenores.




Cliquem na imagem para verem o que vos espera

Sem comentários:

Enviar um comentário